sexta-feira, 13 de maio de 2011

Gincana: Entrevista.

Em qui, 12/5/11, alexandre siqueira <ags-alexandre@hotmail.com> escreveu:

De: alexandre siqueira <ags-alexandre@hotmail.com>
Assunto: Entrevista de genética
Data: Quinta-feira, 12 de Maio de 2011, 1:16

Bom dia.

Meu nome é Alexandre G. Siqueira, sou aluno do curso de odontologia da Faculdade Leão Sampaio na cidade de Juazeiro do Norte - CE e por orientação do professor Dr. Flavio Furtado de Farias, tenho que fazer uma entrevista com um aluno de mestrado ou doutorado em genética. E pesquisando na internet, cheguei ao seu nome. E gostaria de fazer-lhe as seguintes perguntas:

Em que pesquisa está trabalhando?
Em que área da genética ela está envolvida sua pesquisa?
O que lhe motivou a seguir está pesquisa?
Qual a duração de sua pesquisa?
Quantas pessoas estão envolvidas em sua pesquisa?
Quanto custa uma pesquisa como a que esta realizando?
Qual o beneficio que sua pesquisa trará?

Desde já agradeço sua atenção e aguardo ansioso sua resposta.

Alexandre G. Siqueira.




  • Para alexandre siqueira




    Olá Alexandre,


    A área de atuação é genética molecular de plantas e biotecnologia. Atualmente trabalho como analista de laboratório na empresa AgroGenética no setor de pesquisa e desenvolvimento, e faço meu mestrado na Universidade Federal de Viçosa em parceria com a AgroGenética. Atuo principalmente sobre análises da pureza varietal e identificação molecular de espécies vegetais, trabalho com soja, milho e eucalipto. O principal motivo da atuação é atender parte da demanda do mercado do agronegócio, afim de diferenciar cultivares, inferir sobre pureza genética sobre lotes, principalmente, de sementes, e gerar descritores genotípicos para registro no serviço nacional de proteção de cultivares, no ministério da agricultura pecuária e abastecimento (MAPA). A pesquisa tem duração de 2 anos, aprovado por um projeto sbmetido à FINEP (órgão de fomento). Atualmente 2 pessoas estão envolvidas nesse projeto como responsáveis, sendo eu e a coordenadora do projeto, sem contar com meu orientador e as pessoas que contribuiem com auxilio técnico do dia a dia. O projeto atualmente tem o custo em torno de 200 mil reais. O benefício principal é aumentar o portifólio de serviços oferecidos pela empresa com a finalidade de genotipagem vegetal e selecionar um grupo de marcadores microssatélites altamente informativo e com alto poder discriminatório entre genótipos das 3 espécies em estudo, que poderá ser usado para compor um sistema de genotipagem molecular robusto e validado que será útil nos diversos elos da cadeia produtiva e comercial dessas culturas. 

    Para informações adicionais favor consultar o currículo
     lattes:
    http://lattes.cnpq.br/4896054241001552 

    Att.

    Carlos Alexandre

Um comentário:

  1. Olá, Alexandre, professor é professor.
    Você fez uma postagem excelente. E ainda deu a dica aos colegas de como entrar em contato com um candidato a entrevistado.
    Parabéns, e obrigado.
    Gostei muito.

    ResponderExcluir