segunda-feira, 6 de junho de 2011

Fichamento n°: 09

Fichamento de Genética n°: 09
Ação do gluconato de clorexidina e dohipoclorito de sódio como substâncias químicas de uso intra-canal.
Fábio Henrique Lozano Monteiro;Igor PROKOPOWITSCH;Cacio de MOURA-NETTO;Abílio Albuquerque Maranhão de MOURA.
“Quando lembrarmos da anatomia interna dental, não se pode pensar em um único conduto, mas num sistema de canais radiculares, presente em todos os grupos dentais. O processo de sanificação do canal radicular não envolve apenas o canal principal, é imprescindível que este englobe os canais laterais, secundários, intercondutos, deltas apicais e toda a gama de ramificações que este possa vir apresentar. Estes locais são inacessíveis aos instrumentos endodônticos por mais flexíveis que sejam. Além deste aspecto, a própria dentina possui em seu interior túbulos que estão, na maioria das vezes, preenchidos por prolongamentos odontoblásticos e no caso de polpas mortificadas, podem se encontrar contaminados por bactérias. A limpeza do conteúdo destes túbulos reveste-se de fundamental importância para que alcancemos o sucesso na terapia endodôntica. Para que se consiga uma limpeza de toda esta estrutura, lançamos mão de substâncias químicas que têm como função principal promover o esvaziamento, a limpeza e a desinfecção de regiões onde o acesso do instrumento não é possível. É importante salientar que, nos dias de hoje, a escolha da substância química auxiliar é tão importante quanto a escolha da técnica de instrumentação ou os instrumentos que serão utilizados para o preparo químico cirúrgico do canal radicular. Visto que ainda não temos uma substância química, que como irrigadora ou que em associação no o preparo cirúrgico,  nos  proporcione   as melhores   condições bacteriológicas para a obturação do sistema de canais radiculares, temos aceitado que o hipoclorito de sódio ainda é a substância preferida para uso endodôntico.”( Pág.4)
“Todos os hipocloritos quando em solução exibem um equilíbrio dinâmico segundo a seguinte equação: NaOCl + H2O = NaOH + HOCl. Conseqüentemente cumprem uma múltipla atividade: o hidróxido de sódio (soda cáustica) é um potente solvente orgânico e de gordura, formando sabões ( saponificação ) ,   sendo responsável pela elevada alcalinidade dos hipocloritos;o ácido hipocloroso é um potente antimicrobiano por liberar cloro nascente que se combina com o grupo amina das proteínas formando cloraminas (anti-sépticos não solventes de matéria orgânica que pela ação da luz e do ar sofrem decomposição produzindo cloro) e secundariamente oxigênio nascente.” (pág.4)
“Okino et al. (2002) avaliaram a dissolução tecidual com hipoclorito de sódio 0,5%, 1% e 2,5% com ph 9, clorexidina em solução aquosa e gel. Fragmentos de polpa foram pesados e colocados em contato com as substâncias. Ambas soluções de clorexidina mostraram-se inefetivas; as soluções de hipoclorito de sódio mostraram-se eficientes, porém com diferenças estatisticamente significantes entre si.” (Pág 5)
“O hipoclorito de sódio continua sendo a substância mais utilizada em endodontia; ambas soluções apresentam efeito antibacteriano, apresentando, porém mecanismos de ação diferentes; a dissolução tecidual da solução de hipoclorito de sódio a 5,25% é muito maior do que a 0,5%, sendo que a clorexidina não apresenta esta propriedade em nenhuma concentração; a concentração de hipoclorito de sódio a 5,25% é muito tóxica e irritante tecidual, quando comparada à solução de hipoclorito de sódio a 0,5% e as clorexidinas; as concentrações baixas de hipoclorito de sódio, como 0,5% apesar de biocompatíveis são instáveis, perdendo rapidamente o teor de cloro ativo, fato que não ocorre com as clorexidinas; as soluções de hipoclorito de sódio independentemente da concentração não removem a camada residual de magma; as clorexidinas têm potencial para serem utilizadas como substâncias químicas auxiliares, devido a sua baixa toxicidade e grande efeito antibacteriano.” (Pág 6)

Nenhum comentário:

Postar um comentário